quarta-feira, 28 de maio de 2008

Opinião - Ricardo Noblat

Escrito por Ricardo Noblat em seu blog.

Nem tudo o que Lula diz merece ser publicado

Lula voltou a se queixar da imprensa, como de hábito. Há pouco, durante a solenidade de posse do novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que a imprensa não conferiu destaque ao lançamento do Programa Amazônia Sustentável.
Esse é um velho truque que Lula sabe usar como poucos. Ele fala mal da imprensa. E a imprensa publica o que ele diz. Como ele se diz vítima dela em várias ocasiões, a imprensa registra tudo o que ele diz - de pertinente, de relevante, de bobagens, de estupidez.
E por que procede assim? Primeiro por um conceito equivocado do que seja notícia. Ela acha que é notícia tudo o que o presidente da República fala, seja qual for o presidente. Segundo porque ela se sente acuada por Lula. E para que não digam que o trata mal, divulga qualquer coisa que ele diga.
Como Lula faz discursos diários, ninguém mais do que ele ocupa as manchetes dos jornais e o espaço nobre dos noticiários do rádio e da televisão.
Em 1994, quando dirigia a redação do Correio Braziliense, encomendei a dois editores uma entrevista exclusiva com o então presidente da República Itamar Franco. Depois joguei a entrevista no lixo. Ali nao havia nada de importante. Nada. Só clichês, lugares comuns, bla-bla-blá.
Lula deveria ser grato à imprensa por seu comportamento burocrático e assustado.