quarta-feira, 28 de maio de 2008

Mundo Animal: Hienas

Texto e imagens extraídos do ótimo Mundo Gump.



"O mundo natural está abarrotado de animais perigosos dos mais variados tipos. Existem os peçonhentos, os que provocam alergias, os que transmitem doenças, os nojentos, os animais violentos e os assassinos natos.



Na categoria de assassinos natos, estão as hienas. Os antigos acreditavam que se a sombra de uma hiena caísse sobre a de um cão, este ficaria mudo e paralisado. Diziam que a hiena era a encarnação de espíritos de feiticeiros.



A hiena é um animal atarracado, peludo, com grandes maxilares e quartos traseiros caídos. É um caçador diurno, encontrado em toda a África e na Ásia meridional, desde o Meditêrraneo até a baía de Bengala. É um animal sem atrativos. Seu modo furtivo, o pêlo castanho-sujo, o andar manquejante, o grito áspero e o cheiro desagradável não ajudam muito sua reputação.

Elas também figuram com honras na categoria dos animais nojentos. Isso porque a hiena vive de comer restos. E restos nas savanas da África, envolvem fezes de outros animais, como a dos leões. As hienas também comem cadáveres putrefatos, porque são na maioria das vezes predadores oportunistas.

Extremamente inteligentes elas observam o comportamento dos abutres para saber onde encontrar aquela carcaça cadavérica já cheia de vermes, onde a hiena chega logo se fartando. Depois leva o máximo de comida que é capaz de engolir até o buraco onde cria os filhos e vomita tudo.
Os bebês-hiena logo que são desmamados, comem satisfeitos o vômito de carne podre (ou fezes) dos pais. Muitas pessoas acreditam que as hienas são animais que vivem rindo. Na verdade esses barulhos são uma forma estranha de latido pelo qual elas conseguem se comunicar num amplo e variado repertório de sons que só recentemente vem sendo estudados.
Conhecidas pela covardia e forma traiçoeira pelo qual se portam, elas são bravas e não raro colocam leões para correr, pois uma hiena adulta chega a 70kg e pode perseguir as suas presas a velocidades de até 55 km/h, caçando em grupos de até 100 indivíduos, todos bastante bravos.

As hienas geralmente não são domesticáveis, permanecendo com instintos assassinos mesmo depois de criadas em cativeiro e se adaptando à presença humana. Em alguns lugares da África, como na Nigéria as pessoas usam hienas como se fossem cachorros.



A relação do homem com as hienas vem mudando com o tempo.


E aí?


Você teria esta coragem?"