quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Tom Zé é o nosso Dom Quixote baiano.



por terramagazine
Tom Zé faz música-protesto em defesa de Salvador





O compositor Tom Zé compôs, especialmente para Terra Magazine, uma música em defesa de Salvador, que tem seu perfil urbano ameaçado pelo novo PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano), aprovado pela Câmara - em tempo recorde - e sancionado este mês pelo prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), hoje apoiado pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.
Houve pressões de empresários e imobiliárias para a elevação do gabarito. Com o PDDU, hotéis de até 18 andares podem ser erguidos em trechos da Orla de Salvador, a "Cidade da Bahia" de Jorge Amado e Caymmi. Da Barra a Itapoã, megaempreendimentos imobiliários começam a ser planejados.
Em Salvador, crescem os protestos contra a Prefeitura. O novo gabarito mudará as características históricas da primeira capital do Brasil. Há o temor de que mude a ventilação da cidade. No Comércio, na Praça Cayru, ao lado do Mercado Modelo e próximo ao Elevador Lacerda, também foi liberada a construção do Hotel Hilton.
Por telefone, no início da tarde desta quinta-feira, Tom Zé concluiu a letra da música-protesto para Terra Magazine. E já marcou a data da primeira execução: no espetáculo "Tropicalismo", na praia Porto da Barra, no próximo 1º de março, às 22h. "Vou cantar lá, no projeto Praia 24h", diz o baiano de Irará, em tom de conclamação aos baianos.
Seguirá a velha luta dos artistas contra os "tubarões" - era assim que o popular cordelista Cuíca de Santo Amaro chamava os especuladores de Salvador e sua Feira de Água de Meninos.
Leia a letra da música inédita de Tom Zé:
SOLVADOR BAHIA DE CAYMMI
Doce suave Solvador Bahia
Que Caymmi deu à luz um dia,
Ameaçada está pela usura
De construir torre de toda altura
Beira da praia, Praça Cayru
Orla da Barra, Mercado Modelo,
Nada escapa desse aperta-cu
* * *
Quando Caymmi criou
essa suave Solvador
Foi Mãe Menininha que amamentou
* * *
Buda ensaia
De pijama na Lapinha
Gandhi gandaia
Já entope a Barroquinha
Baco tocaia
Uma mucama na Rocinha
Mãe Menininha
chora morte da Bahia