terça-feira, 2 de outubro de 2007

Fique Atento: Prazo de Validade, parte 02

MOLHO DE TOMATE - (em lata) Prazo de validade: dois anos.
Por que evitar o produto depois disso: os riscos à saúde vêm da embalagem. Vencida, a lata de alumínio está mais propensa a danificar-se – e deixar de garantir a vedação necessária ao molho. Por meio de pequenas brechas, podem mesclar-se à receita fungos e bactérias causadores de diarréia e alergias. Com ferrugem na lata, a situação piora: ainda que remoto, há risco, sim, de se contrair botulismo (envenenamento alimentar que pode levar à morte).
Depois de aberto, o produto deve ser consumido em até cinco dias mesmo (como pede o fabricante), sob o risco de tornar-se uma colônia de microrganismos. Mais um aviso: molho de tomate que passa do tempo sofre um processo de oxidação que lhe rouba cor, sabor e aroma.

REMÉDIO - Prazo de validade: dois anos.

Por que evitar o produto depois disso: os medicamentos perdem o efeito gradativamente depois que passam do prazo, até, enfim, deixarem de surtir resultado. A experiência dos pronto-socorros mostra que não são raros os casos de intoxicação por meio de um remédio vencido.

Normalmente, as pessoas sofrem de diarréia e dor de cabeça, mas, em situações extremas, podem até ser vítimas de infecções generalizadas .

DESINFETANTE - Prazo de validade: dois anos (se levar cloro na fórmula, cai para seis meses) .

Por que evitar o produto depois disso: os especialistas dizem que as pessoas costumam prestar mais atenção na data de validade dos alimentos do que na de produtos de limpeza, como o desinfetante. O que elas não sabem é que, uma vez vencidos, eles perdem 100% da eficácia. Isso mesmo: passam a ter efeito nulo.

Como o desinfetante se presta a eliminar bactérias que podem prejudicar a saúde, não tenha dúvidas ao descartar um produto já expirado e comprar um novo.