quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Big Brother na vida real, e pior, sem opção.

O governo chinês bolou um plano maquiavélico de controle da rede. Para que os internautas não esqueçam de que o regime está de olho, escritórios do Centro de Vigilância da Internet, um departamento governamental, farão surgir na tela dos “navegadores”, de meia em meia hora, um par de “policiais virtuais”.
A missão dos “policiais” – um “homem” e uma “mulher”— será a de lembrar aos usuários que, na China, há regras de “segurança na Internet”. Os agentes virtuais irromperão no cristal líquido a pé, de moto ou de carro, os dois policiais virtuais darão seus ares em novos portais a partir deste sábado, 01, e em todos os sites e fóruns chineses até o final do ano.
Pos trás dos policiais animados eletronicamente, há dezenas de milhares de meganhas de carne e osso. A internet experimenta um boom na China. Estima-se que haja no algo como 120 milhões de navegadores. E o governo não lhes dá refresco.
Pequim controla todo o conteúdo de internet e imprensa, e censura o que considera politica ou moralmente ameaçador. Mas alguns usuários encontraram formas de escapar do controle do governo.
A China tem vivido uma explosão no número de usuários de internet nos últimos anos. Acredita-se que o país tenha mais de 120 milhões de internautas, um número que coloca a China atrás apenas dos Estados Unidos.
O governo do país tem dezenas de milhares de policiais reais monitorando a internet, e regularmente prende ativistas que colocam mensagens na rede criticando o governo.
Fonte: BBC Brasil