quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Você sabe como o governo usa o seu dinheiro? - 4/5

Do Spotniks.


Crise? Listamos 5 formas bizarras de como o governo utiliza seu dinheiro.

 Charges de J.MARCOS

04/05 - Quinta-feira
Manipulando a inflação
Os sinais de que o governo parecia pouco comprometido em manter a política do tripé macroeconômico (combate à inflação, superávit primário e cambio flutuante), ficaram bastante evidentes no início do governo Dilma. Como se soube depois, o governo estava de fato realizando fraudes fiscais (que você provavelmente deve ter lido por aí como pedaladas), no que se convencionou chamar de “contabilidade criativa”. O governo, na figura do ministro Guido Mantega e do secretário do Tesouro, Arno Augustin, agiram para alterar a forma como a contabilidade pública era realizada, melhorando estatísticas comuns utilizadas por todo o mercado.


A suspeita sobre os índices de inflação não demorou a aparecer. Para garantir um maior crescimento econômico, o governo achou razoável afrouxar um pouco a inflação – como necessitava, no entanto, aparentar equilíbrio, tratou de manter os índices de inflação dentro da meta. Que fique claro, o índice é uma cesta de bens consumidos pela população que busca captar a média inflacionária. Cada indivíduo possui a sua própria inflação, mas na média, vestuário, energia, combustíveis, etc, possuem determinado peso no bolso das famílias.
Dentro destes diversos itens que compõem o índice, alguns são denominados de “índices administrados”, que são exatamente aqueles nos quais o governo possui influência – como energia e gasolina. Em 2013, por exemplo, os preços determinados pelo governo subiram apenas 0,94%, contra 7,3% dos preços livres, resultando em uma inflação, dentro da meta, de 5,77%.


Manter os preços administrados baixos possuiu um custo. Na parte de combustíveis, a Petrobras admitiu posteriormente ter perdido R$ 47 bilhões com a manutenção de preços abaixo daqueles praticados no mercado internacional. Na parte de energia, nossa estatal teve um prejuízo de R$ 10 bilhões apenas na venda de gás abaixo do valor de mercado.
A prática, como já explicamos aqui, é bastante simples. Trata-se de usar dinheiro do Tesouro para cobrir valores que eventualmente seriam pagos pelos consumidores. Isto ajuda a manipular índices de inflação, permitindo ao governo expandir seus gastos sem que haja aparentemente nenhum problema no arranjo econômico.

Link