domingo, 21 de fevereiro de 2016

Recado de Carlos Lacerda para Chico Buarque de Holanda

Carlos Lacerda, no livro "Depoimento" (1976)


"Eu nunca fui da esquerda festiva. Essa glória eu tenho, nunca pertenci à esquerda festiva, que inclusive é um fenômeno relativamente novo.

Eu nunca seria capaz de fazer o papel do Chico Buarque de Holanda, cuja música eu aprecio muito e cujo caráter não aprecio nada. Estou falando dele, mas não especialmente dele. Só citando um exemplo.



Digo isso porque é uma esquerda festiva que é contra um regime do qual ele vive, no qual se instala, do qual participa lindamente, maravilhosamente, etc. Eu não conheço nenhum sacrifício que ele tenha feito senão a censura em suas músicas por suas idéias.

Agora, acho que se ele tem essas idéias, então seja coerente, viva essas idéias, viva de acordo com elas. Isso não é nenhum caso particular com o Chico. Estou apenas dando um exemplo. Enfim, tenho horror à esquerda festiva porque acho que é uma forma parasitária de declarar guerra a uma sociedade da qual se beneficia e participa integralmente."