quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Curtas de Lauro Jardim

Curtas de Lauro Jardim.
O Globo


A pira olímpica
O que fazer com a pira olímpica? Essa é uma pergunta ainda sem resposta para a Rio-2016. Tradicionalmente, a pira olímpica é acesa no estádio olímpico e lá permanece até o final dos Jogos.

John Stillwell | AP Photo


Só que no Rio de Janeiro a abertura das Olimpíadas será no Maracanã e não no estádio Olímpico, o Engenhão, onde, aliás, a Federação Internacional de Atletismo prefere que a pira fique.

Há uma ala que defende o Maracanã como pouso da pira; outra prefere o Engenhão. E há uma terceira que imagina a pira num lugar de importância histórica da cidade.

Por essa solução, ela seria acesa no Maracanã e levada ao local.

Por enquanto, problemas técnicos (ou seja, como levar a pira sem apagá-la) impedem essa terceira via, hoje vista com muita simpatia pela cúpula da Rio-2016.




Nos últimos doze meses, 1,2 milhão de brasileiros (de um total de 40 milhões) cortaram seus planos de saúde , de acordo com dados das seguradoras.

Em conversas privadas, Nelson Barbosa vem acenando com a possibilidade de a CPMF que o governo quer ressuscitar ter alíquotas decrescentes, ano após ano, como, aliás, sugeriram os bancos.

O governo de Minas Gerais vê com bons olhos a volta da operação da Samarco ainda este ano. O que o motiva é, sobretudo, a arrecadação de impostos.