sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

5 razões para defender Dilma Rousseff - 5/5

Do Spotniks

5 razões para defender Dilma Rousseff, uma para cada dia dessa semana

05/05 - sexta-feira
Charges de GENILDO

5) Dilma politiza o Brasil
Apesar da crise institucional em torno dos partidos, a política definitivamente está na boca do povo. E não por acaso. De fato, construir uma crise transformou Dilma numa quase-unanimidade, unindo o país em torno do mesmo objetivo: protestar contra seu governo. Nos últimos anos, como poucas vezes em nossa história, o mesmo assunto dominou o centro dos debates de padarias, bares, praças e restaurantes. E engana-se quem pensa que tenha sido o futebol ou a novela o responsável por isso. Tampouco uma nova celebridade ou um programa de televisão. Por aqui, não se fala em outra coisa – Dilma conseguiu transformar a política na pauta nacional.



Não sem motivo, protestos contra seu governo entraram para a história como as maiores manifestações já registradas em décadas. Nunca tantos brasileiros tomaram as ruas para falar sobre política. Nunca uma única figura conseguiu reunir tanta gente em torno da democracia em tempos não-eleitorais.

E com os protestos, como não haveria de ser diferente, os discursos ideológicas voltaram à cena. Mesmo com toda a simplicidade dos debates massificados, Dilma reascendeu não apenas uma esquerda que bate cabeça em torno de seu apoio-crítico ao governo, mas discursos de outras esferas ideológicas nunca antes vistas por aqui. Em outras palavras: graças ao seu governo-mambembe, Dilma possibilitou pluralizar a discussão política no país, permitindo o nascimento de novos pontos de vista, massificando conceitos políticos e econômicos a um mar de gente agora interessada no assunto.



Em suma, Dilma não é apenas uma coleção de manchetes negativas e escândalos de corrupção. Sua presença no Planalto incentiva do riso à humildade, e involuntariamente aponta caminhos novos para poder transformar o Brasil, finalmente, no país do futuro. Nessa altura do campeonato, talvez nada disso fosse possível sem ela. Em meio ao caos – e sem querer – ainda é possível encontrar motivos para defender Dilma Rousseff. 



Link