segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

5 razões para defender Dilma Rousseff - 1/5

Do Spotniks

5 razões para defender Dilma Rousseff, uma para cada dia dessa semana
Poucas pessoas geram tamanha comoção negativa como a figura que domina o centro das atenções no Palácio do Planalto. Dilma Rousseff, eleita por mais de 54 milhões de brasileiros há poucos meses, hoje comove o país com recordes de rejeição, uma crise econômica que parece muito longe de acabar, e uma queda de braço quixotesca com o Congresso e membros do alto escalão de seu próprio partido.

Arte de JEAN GALVÃO


Mas nem tudo são espinhos. No meio do caos, é possível encontrar em Dilma um farol para novos tempos. Entre uma manchete negativa de suas fracassadas escolhas políticas e novos escândalos de corrupção, Dilma nos brinda com copos cheios até a metade. E você não precisa fazer parte dos 8% que ainda apostam em seu governo para acreditar nisso.

Aqui, temos 5 razões para defender Dilma Rousseff.

01/05 - segunda-feira

1) Dilma é original em seus discursos.
Se há algo que é inegavelmente original em Dilma Rousseff são seus discursos. Apelando a frases que não chegam a qualquer lugar, verbos mal conjugados, uma latente dificuldade em separar o que é singular do que é plural, pensamentos mal construídos, analogias precárias, improvisações tortas e piadas sem graça, Dilma nos ensinou nos últimos cinco anos que a arte da retórica, padrão na política, nem de longe é indispensável para alcançar o cargo máximo do país.

Arte de LAILSON


Nesses anos todos de governo, nossos livros de história registraram algumas das mais rudimentares formas de comunicação já testemunhadas em solo tupiniquim. Da mulher sapiens, passando pela saudação à mandioca, do respeito pelo ET de Varginha, do meio ambiente que é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável, da pasta de dente que sai do dentifrício, da figura oculta do cachorro atrás, do estoque de vento. Dilma é uma espécie de catálogo de máximas fracassadas. Mas, apesar disso, além da sua inegável originalidade e espontaneidade, carrega algo próprio, com vida e leveza, que semana após semana brinda a grande rede a cada vez que decide improvisar com um microfone em mãos: diversão.

Em tempos de crise, os discursos de Dilma se tornaram um achado de risadas, que une o país de norte a sul, em profunda comicidade. Ponto pra ela.



Link