domingo, 3 de janeiro de 2016

Barack Obama é o cara !

Por Marcelo Barros, para o Baixo Manhattan.

Pelo sétimo ano consecutivo, Pete Souza, o fotógrafo oficial da Casa Branca, revela as melhores fotos de sua equipe. Em 2015, Souza destacou 110 imagens, incluindo favoritas como a Casa Branca iluminada com as cores do arco-íris da bandeira LGBT, após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, em 26 de junho, que legalizou o casamento gay em todo o território americano, e a do presidente deitado no chão do Salão Oval, brincando com a filhota de um seus assessores diretos.



Souza, que diz que sua foto favorita será a próxima a ser tirada, revela que faz de 500 a 2 mil imagens do Presidente Obama por dia e aproximadamente 250 mil fotos durante o ano.

Confira 10 das melhores de 2015:

Somente três presidentes americanos (Lyndon Johnson, Richard Nixon e Gerald Ford) não usaram a Mesa do Resolute, presente da rainha Vitória da Inglaterra, em 1880, a Rutheford B. Hayes, o 19o. presidente americano. Na foto de 1o. de outubro de 2015, Barack Obama conversa com dois assessores enquanto sentado em cima da mesa do Salão Oval.


Férias de Natal. No dia 22 de dezembro, Obama subiu a trilha da cratera Koko Head, no Havaí, que fica a 365 metros acima do nível do mar.



26 de junho de 2015, data histórica. A Suprema Corte americana legaliza o casamento gay em todos os estados americanos. E a Casa Branca ganha as cores da bandeira do movimento dos direitos do LBGT.



Em 4 de dezembro, Obama fez um selfie com os dois filhos (idades 11 e 4) de um funcionário que se desligava do staff da Casa Branca.



A primeira dama, em 12 de maio, mostra seus melhores movimentos de boxe durante gravação da campanha dela #GimmeFive para tornar os americanos mais saudáveis.



Foto de 8 de junho, durante a reunião do G7, em Krün, Alemanha, virou sensação nas redes sociais, com direito a muitos memes pela semelhança da pose da chanceler alemã Angela Merkel (em conversa com um Obama, que parece bastante à vontade) com cena do filme “A Noviça Rebelde”, com Julie Andrews.



Músico da Orquestra Buena Vista Social Club descansa no Salão Verde, em 15 de outubro, antes de uma recepcão para celebrar os 25 anos de uma iniciativa para a causa hispânica criada pela Casa Branca.




Instalado em seu Fiat, o papa Francisco acena para o presidente e a primeira dama, depois de rápido encontro, em 22 de setembro, na pista do aeroporto em Washington, onde o líder religioso recebeu as boas vindas do primeiro casal americano.



Fofurama. Raros presidentes americanos apareceram assim tão à vontade, deitado no chão, como Obama, em 30 de outubro, brincando com a bebê Ella, filha de Ben Rhodes, conselheiro de segurança nacional de sua gestão.

Para mais fotografias, ver AQUI