quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Viva o Brasil!!!!

Por David Coimbra
Zero Hora

Crônica

Viva o Brasil!!!
A prisão de Delcídio representa solidez da democracia

Seis da manhã. Os raios fúlgidos do sol da liberdade ainda não haviam brilhado no céu da Nova Inglaterra. A sensação térmica era de quatro graus negativos. E eu estava na sacada de casa, dando um brado retumbante:

– Brasil! Brasiiiilll!

Arte de PAIXÃO


Em seguida, levei a mão ao peito e, em posição de sentido, entoei aquele clássico de Joaquim Osório Duque Estrada, o Hino Nacional Brasileiro, despertando os vizinhos e deixando perplexos os esquilos.

É que acabara de ser informado acerca da prisão do senador Delcídio do Amaral, do PT.

Agora uma ressalva: não sou homem de comemorar o infortúnio alheio. Nunca fiz isso. Não sou daqueles que ficam felizes quando se dá mal alguém com mais dinheiro, mais poder, mais fama ou mais beleza do que eu, até porque nessas categorias está inscrita a maioria da humanidade.Se tem algo que considero primário é o pensamento dos supostos cavaleiros da igualdade. Porque é muito fácil e muito simpático ficar ao lado de qualquer causa que defenda pobres, homossexuais e negros, sem nem examinar se a causa é justa ou não. Pega bem. Você parece contestador e corajoso, um herói de boina batendo-se contra os poderosos.

Essa demagogia rasteira é uma das causas da falta de compromisso dos brasileiros com a sociedade e até com seu próprio destino.

Digo tudo isso para ressaltar que não fiquei contente porque um senador foi preso. Nem porque ele é líder do governo, ainda que se trate de péssimo governo.

Não. Fiquei contente e orgulhoso pelo que representa essa prisão.

Pelos seguintes motivos.

Nos últimos tempos, alguns dos mais importantes empresários brasileiros já haviam sido alcançados pela Justiça. Logo, está provado que a grana pode até ter força para erguer e destruir coisas belas, mas não para fraturar as instituições brasileiras.

O poder político, no entanto, é ainda mais forte do que o poder da grana. Porque a grana depende da política. Existe um inter-relacionamento entre elas. Quanto maior o Estado, maior o poder do dinheiro.

O Estado só funciona como fator de equilíbrio quando não atua como protagonista, quando atua apenas como árbitro e fiscalizador.

O Estado brasileiro é protagonista, e muito, e Delcídio é um dos políticos mais poderosos do Brasil. É tido como negociador habilidoso, cheio de influências e boas amizades. E é um senador da República. Nunca, desde que Deodoro montou num cavalo manso e derrubou a monarquia, numa madrugada de 15 de novembro do século 19, nunca um senador havia sido preso.

Nos Estados Unidos, os americanos costumam dizer: "Aqui também tem corrupção. Só que, se os corruptos são descobertos, são presos".

Já ouvi isso bem uma dúzia de vezes, ou mais. E eles estão corretos. Ilícitos são cometidos a todo momento nos Estados Unidos. Mas, se os culpados são encontrados, a punição é certa.

Por quê?

Porque é tácito que, estando em território americano, você terá de cumprir o acordo social, que é expresso pela lei.

A lei, eis a diferença. A lei tem de estar acima de todos. A lei tem de estar acima inclusive da justiça. Nenhuma boa causa pode estar acima da lei.

Os governos do PT, populistas que são, tentam se justificar por suas supostas boas causas. Na presuntiva luta pela igualdade, até a lei poderia ser derrotada.

Não mais. Agora, estamos vendo que não mais.

Viva o Brasil!

Ó, pátria amada! Idolatrada! Salve! Salve!