domingo, 15 de novembro de 2015

Meninas ack ack

Curiosidades em Guerra

XLIV - Meninas Ack Ack 


Ack Ack Girls eram membros do Serviço Territorial Auxiliar (ATS) que ajudou a operar armas antiaéreas na defesa da Grã-Bretanha de bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial. 



De 1941 em diante todas as mulheres britânicas solteiras com idade de 20 a 30 eram obrigadas a aderir a um dos serviços auxiliares, que incluíram o ATS. 

Um dos papéis da ATS mais perigosos e emocionantes estava a de ser selecionada para o serviço 'Ack Ack' - equipar as armas antiaéreas assim chamadas por seu som característico que distinguiam-se das demais armas quando eram  disparadas. 



A idéia de usar as mulheres em grupos de arma foi proposto pela primeira vez pelo engenheira britânica Caroline Haslett e foi aprovado pelo primeiro-ministro Winston Churchill. A própria filha de Churchill, Mary Soames, foi um das primeiras voluntárias Ack Ack tendo servido em um local de arma em Hyde Park, em Londres.

Como uma proclamação real proibiu as mulheres de operar armas mortais, as Meninas ACK ACK trabalharam como parte de esquadrões formados por ambos os sexos, onde os homens carregavam e disparavam as armas com o apoio das mulheres.

operando  spotter


Os três papéis principais das mulheres eram:
  • Spotters que usaram binóculos para encontrar aviões inimigos,
  • equipes que calculavam a distância até o alvo, e 
  • Operadores de Predictors que trabalhavam com um teodolito para calcular o tamanho necessário do comprimento do fusível certificando-se se explodiu na altura certa.
 operando um Predictor


As mulheres estavam sujeitas ao mesmo treinamento intensivo que os homens e tiveram que passar por testes rigorosos em termos de exercícios, audição, visão e controle dos nervos, a fim de serem aceitas. Isso foi essencial para suportar as duras condições nas plataformas de armas e de continuar a tarefa, enquanto bombas caíam ao redor deles. 

Quando os alemães dispararam as V1-bombas-voadoras também chamadas de buzzbomb ou bombas de zumbido contra a Grã-Bretanha, 369 Meninas Ack Ack foram mortas em apenas 3 meses. 

Memorial às Meninas Ack Ack


O seu sacrifício e dedicação provou ser inestimável para o esforço de guerra, bem como proporcionar um impulso à moral civil com o som das armas Ack Ack tornando-se um símbolo bem reconhecido da resistência britânica.