domingo, 8 de novembro de 2015

Gander, o cão herói

Curiosidades em Guerra

XLIII Gander
O Cão herói


Os conflitos armados ao longo da história tiveram muitos atores que deram suas vidas para salvar as de seus pares. O protagonista desta história era um cão da raça Terra Nova.

Pal, seu nome original  era o animal de estimação de uma família de Gander (Canadá), e como todos os da raça Terra Nova/Newfoundland cresceu até se tornar um belo exemplar de quase 70 kg. E era adorado entre as crianças. Mas Pal ficou em apuros quando ele arranhou o rosto de uma criança com sua pata. Foi um acidente, Pal só foi cumprimentar a criança com sua exuberância habitual mas o seu proprietário, preocupado pois ele seria forçado a sacrificá-lo, deu-o aos soldados como seu mascote.

Os soldados mudaram seu nome para Gander.


Gander rapidamente adaptou-se à vida militar e foi elevado a sargento mais rápido do que qualquer homem alistado. No desfile, ele orgulhosamente marcharam na frente, vestindo listras de sargento ao lado do emblema do regimento, anexado ao seu cinto de segurança.

Gander acompanhou o Royal Rifles quando embarcaram para Hong Kong, no outono de 1941 para a defesa contra os ataques japoneses.




A tranquilidade na ilha foi curta. O desembarque foi acompanhado por um forte bombardeio e os combates nas praias tornou-se corpo a corpo.

A 19 de dezembro de 1941, o 1º Batalhão do Real Rifles foi isolado e os canadenses mal conseguiam responder a  brutal ofensiva japonesa. Uma granada caiu sobre um grupo de feridos e Gander agarrou-a com a boca e correu na direção das linhas japonesas. 

Gander morreu na explosão, mas salvou a vida de vários soldados canadenses feridos.




Em apenas 18 dias, a ilha tinha caído, mas a história de Gander começaram a circular entre os soldados canadenses presos em campos de prisioneiros ... Gander se tornou lenda. O jogador de 27 outubro de 2000, Gander postumamente a Medalha Dickin recebeu ...

Fontes