segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A ironia.

Na literatura a Ironia é um recurso utilizado pelo autor que aborda assuntos polêmicos trazendo divertimento com desvio dos sentidos, implicando o que realmente pretende denunciar. Nem sempre os conteúdos irônicos são percebidos pelo leitor, pois fica subentendido o sentido do texto que só poderá servir de reflexão para o leitor se este tiver conhecimento de mundo relacionado ao mesmo. 




Além da escrita, a ironia também pode se apresentar de outras formas, como na forma oral em que há a discrepância naquilo que é dito e a real intenção que fica subentendida, quando um locutor diz uma coisa mas pretende expressar outra, ou então quando um significado literal é contrário para atingir o efeito desejado.



Contudo, nem sempre é fácil compreender quando há ironia, pois tudo depende de como ela é expressada e entendida. Nos dias de hoje onde grande parte da interação entre as pessoas acontece via redes sociais, blogs, serviços de mensagens instantâneas fica ainda mais difícil, pois muitas vezes não há uma “entonação” naquilo que é escrito.



Tirinhas e charges costumam se valer bastante dos princípios irônico e sarcástico, elucidando muitas vezes questões de cunho social, político e econômico de uma forma bem ácida e com uma boa dose de inteligência e humor.

 
 


Fonte Minilua