quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Um estabilizador baseado nos pescoços dos cisnes




Um estabilizador baseado nos pescoços dos cisnes
A capacidade das aves para manter a cabeça firme durante o voo é bem conhecida. No caso dos cisnes e gansos, numerosos estudos têm sido realizados observando esta habilidade quando estão em terra, mas pouco tem sido analisada quando eles voam.

O pesquisador Ashley Pete e sua equipe da Universidade de Stanford, têm usado imagens de vôos em alta velocidade  de cisnes bravos (Cygnus Cygnus) para desenvolver um modelo de suspensão passiva que pode dar grandes resultados nas câmaras de veículos autônomos e drones .


 Foto JKholer (Flickr CC)

O estudo, publicado na revista Journal of the Royal Society Interface demonstra um sistema de mola linear que mostra a maneira como os cisnes estabilizam o pescoço quando estão batendo no ar. 

A chave é a capacidade de neutralizar passivamente flutuações reajustando o pescoço. 


No caso dos cisnes, a análise anatômica e a imagem indicam que as vértebras e músculos respondem com flexibilidade ou rigidez necessária em todos os momentos para os movimentos das asas e até mesmo rajadas de vento. Usando estes dados, Pete desenvolveu um modelo de computador que segue os mesmos princípios. 

"Encontrar esse mecanismo simples é uma descoberta notável, dada a complexidade esmagadora da morfologia do pescoço da ave, com 20 vértebras e 200 músculos de cada lado", diz David Lentink, responsável-chefe do Projeto.

Fonte Voz populi