segunda-feira, 27 de julho de 2015

Os índices de ínflação são confiáveis?


Por Stephen Kanitz, em seu blog

Os Índices de Inflação São Confiáveis?
Se o governo do PT encobriu o seu deficit com “pedaladas”, será que também não manipula os índices de inflação? 

Se as pedaladas do PT são na realidade “contabilidade criativa”, por isto Dilma considera que não fez nada demais, será que os assessores da Dilma não fizeram “apuração criativa” nos índices de inflação? 

Há muito tempo tenho defendido a auditoria dos institutos econômicos que pesquisam estes índices de inflação. Nenhum hoje é auditado, nunca foram. 



Existe um enorme conflito de interesses quando a profissão que deveria combater a inflação é a mesma que a apura. Na Administração Responsável das Nações teríamos Contadores apurando os índices de inflação, e não os próprios economistas. 

Nós temos sempre Contadores profissionais nos controlando e apurando, e não nego que às vezes vivemos às turras com os Contadores. E estes mesmos Contadores possuem Auditores Independentes que neste caso estariam auditando estes índices, dando uma dupla confiabilidade nos valores apurados.

Garanto que a Auditoria dos Índices de Inflação reduziria a nossa taxa de juros em 0,5%. Pode parecer pouco, mas seria uma economia para o governo e o consumidor brasileiro de R$ 110 bilhões.

Mas em vez de adotar a Auditoria dos Índices de Inflação, Dilma e Joaquim Levy preferem arrecadar R$ 25 bilhões dando anistia aos corruptos da Petrobras, em troca de receberem 35% de imposto sobre o dinheiro roubado, e atualmente na Suíça e Angola.