domingo, 28 de junho de 2015

Drone foi usado na 2ª Guerra

Curiosidades em Guerra

XXIV - Uso de "Drones" na 2ª Guerra Mundial

Drone é um vocábulo de raízes fundas no inglês, existente desde a Idade Média com a grafia dran. Curiosamente, em seu sentido mais clássico tem uma tradução simples: “zangão, macho da abelha”. 

No entanto, foi mesmo numa expansão figurada da ideia de zangão – ou de seu zumbido, outra acepção de drone, esta surgida no século 16 – que brotou nos anos 1940, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o sentido de unmanned aerial vehicle (UAV), ou “veículo aéreo não tripulado".

Mas voltemos ao seu uso na 2ª Guerra:





O zangão ou robô alemão era chamado de " Golias ", e que apesar de seu nome sugerir um  equipamento de grande porte e força ele se parecia mais com um cortador de grama.

Diferentes modelos e versões foram criados, mas com a mesma função: sabotar e destruir a defesa do inimigo e suas fortificações. O verdadeiro nome desta unidade alemã era SdKfz (acrônimo para Sonderkraftfahrzeug ou "veículo para fins especiais"). 

O mais utilizado foi o  denominado Sdkft 303 Golias. Este zangão pesava entre 300 e 400 quilos, atingindo até 10 quilômetros por hora, contendo chapas de ferro como escudo e uma capacidade interna de entre 60 e 100 quilos de explosivos.



Golias era controlado por um painel de controle que, por sua vez, era ligado à parte traseira do robô através de cabos telefônicos. Os primeiros modelos de Golias, como o Goliath SdKfz 302  tinha motores elétricos mas seu alto custo de produção levou a criar o SdKfz 303 Goliath com motor a gasolina. 



 Esses drones tinham cabos suficientemente longos para alcançar seus objetivos e serem detonados a partir do próprio painel. 

O maior problema era a sua vulnerabilidade, porque bastava alguém armado apenas com uma pá cortar os fios e anulá-lo antes de cumprir a sua missão. 


O Golias foi utilizado em diversas ocasiões pelos sapadores Panzerdivisionen na Revolta de Varsóvia, até o desembarque na Normandia. Às vezes Golias também era usado para limpar campos minados.
Fontes história  / wikipedia