sexta-feira, 22 de maio de 2015

F1: depois do cigarro, a intenção é banir as bebidas

Direto do Grande Prêmio

Álcool e direção? Não!
Anos após a publicidade de cigarro ser banida do esporte a motor, a F1 agora sofre com a pressão para se livrar dos anúncios da indústria de bebidas alcoólicas. A alegação é de que esse tipo de propaganda é uma quebra do código de conduta europeu.

Nesta sexta-feira (22), a Aliança Europeia da Política de Álcool (Eurocare, na sigla em inglês), que reúne 57 órgãos de saúde pública de 25 países europeus, divulgou um relatório avaliando que a exposição dos fãs às marcas de bebidas alcoólicas durante os fins de semana de corrida é excessiva.



De acordo com o relatório, as práticas de publicidade na F1 vão contra a Diretiva de Serviços de Mídia Audiovisual da União Europeia e um código de conduta acordado voluntariamente com a indústria do álcool.

A Eurocare pediu que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) elimine a publicidade de bebidas alcoólicas da F1. Presidente da entidade, Jean Todt, aliás, está bastante envolvido em campanhas de segurança viária.


A quantidade de exposição ao álcool relacionada à F1 é extrema pelo padrão de qualquer um”, avaliou Mariann Skar, secretária-geral da Eurocare. 

A relação entre esporte a motor e dirigir alcoolizado está agora além de qualquer dúvida. Parece haver uma fala de reconhecimento por parte da comunidade da F1 de sua responsabilidade quando mostra anúncios de bebidas alcoólicas a cada cinco segundos para uma audiência de 500 milhões de espectadores”, continuou.



Nós urgimos que os órgãos envolvidos na F1 se afastem do patrocínio de álcool”, insistiu.

A Eurocare afirma que entrou em contato com a FIA para debater o assunto, mas não viu nenhuma vontade da entidade em agir. Atualmente, a McLaren conta com patrocínio da Johnnie Walker, a Williams tem apoio da Martini e a Force India em Smirnoff e Kingfisher entre seus anunciantes.



O relatório da Eurocare, batizado de ‘Propaganda e Patrocínio de Álcool na F1: Um Coquetel Perigoso’, analisou as imagens do GP de Mônaco do ano passado e apontou 11 referências a marcas da indústria de bebidas alcoólicas por minuto.

De acordo com o relatório, foram identificadas 1.352 referências ao álcool: 74 antes da corrida, 1.177 durante a corrida e 77 após a prova. As marcas apareceram em sua maioria em painéis ao redor da pista (1.072), nas pontes que cruzam a pista (54) e nos carros (48).