domingo, 17 de maio de 2015

Cher Ami, um pombo herói de guerra

Curiosidades em Guerra


XVIII - A História de Cher Ami, o pombo herói


Cher Ami em francês quer dizer “querido amigo”. Este pombo voou nada mais nada menos que 12 missões levando informações fundamentais para o apoio das tropas entrincheiradas no campo de batalha.

Mas a missão mais importante do pombo certamente aconteceu dia 4 de outubro de 1918.

Dias antes o major Charles Whittlesey, liderando a 77ª Divisão, havia furado uma parte da linha alemã em Verdun, mas a outra divisão norte-americana e a divisão francesa que deveriam furar suas linhas nos flancos à direita e à esquerda não acompanharam o movimento ordenado pelo comando da missão.



Whittlesey e cerca de 500 homens acabaram cercados pelos alemães. Sabendo que a ajuda demoraria a chegar e com alemães cada vez mais próximos, os superiores de Whittlesey ordenaram um bombardeio onde – esperava-se – estariam os soldados alemães. Se o cálculo dos tiros foi mal feito ou os norte-americanos estavam além da posição, não se sabe ao certo. A verdade é que as bombas que deveriam cair do lado alemão começaram a cair em cima dos soldados norte-americanos.

E é aí que entra o feito heróico de Cher Ami.

pombos equipados com máquinas fotográficas 
para dedurar tropas inimigas


As comunicações estavam cortadas. Mandar algum soldado de volta para a base era uma tarefa impensável no momento – ou os soldados estavam se perdendo no caminho ou eram mortos pelo alemães, pois Whittlesey não recebia resposta quando mandava alguém – então o jeito foi mandar um bilhete pelo único pombo-correio que restava, já que os outros foram abatidos pelos soldados alemães assim que levantaram voo nos dias anteriores.

E não pensem que Cher Ami voou em um “céu de brigadeiro”… ele foi alvejado assim que iniciou seu voo e, segundo relatos, mesmo sob vários tiros, conseguiu não ser acertado mortalmente e ainda voou até o QG, entregando a mensagem de Whittlesey que dizia:

“We are along the road parallel to 276.4.
Our own artillery is dropping a barrage directly on us.
For heaven’s sake, stop it.”

Estamos ao longo da estrada paralela a 276,4. 
Nossa própria artilharia está atirando
 diretamente sobre nós. 
Pelo amor de Deus, parem com isso.

Mesmo ferido, o pombo completou sua missão. Ao chegar no quartel com a mensagem, Cher Ami acabou salvando 194 soldados norte-americanos que ainda estavam vivos e deu-lhes a oportunidade de continuar lutando contra os alemães naquela posição em Verdun. 

Veículo utilizado para transportar 
as centenas de pombos durante a guerra.

A guerra acabaria em poucas semanas e os franceses, quando souberam do feito do pombo, condecoraram o animal com a Cruz de Guerra – uma das maiores honrarias do país – pelo feito heróico.

Mesmo muito ferido, cego de um olho e sem uma das patas, os médicos do front conseguiram manter o pombo vivo. Quando teve condições de viajar, Cher Ami foi levado de volta para os EUA, onde foi recebido como herói pelos militares norte-americanos – não, esta parte não é brincadeira! Se sua vida dependesse de uma mensagem em uma perna de um pombo você também pensaria assim – e viveu como mascote da 77ª Divisão até junho de 1919 em Fort Monmouth, New Jersey, quando faleceu.



E hoje Cher Ami desfruta da “imortalidade” no Museu de História Natural Smithsonian, nos EUA.

Fontes historiazine

Se puderem, assistam o filme “O Último Batalhão”, que conta exatamente esta história da 77ª Divisão. O Cher Ami é “coadjuvante”, mas o filme vale a pipoca!