domingo, 5 de abril de 2015

O uso de gatos em guerras!

Curiosidades em Guerra


XII - O Gato na Marinha de Guerra

Marinheiros e  gatos têm uma relação especial que remonta a milhares de anos. É provável que os antigos egípcios fossem os primeiros marítimos a perceberem o verdadeiro valor dos gatos como companheiros de viagem.


Tripulante da USS Texas posam com o cão e o gato mascote
 no focinho de um navio de 12 " / 35 canhões, cerca de 1900.

Além de companhia aos marinheiros nas longas viagens, os gatos lhes davam proteção por libertar navios dos ratos. Sem a presença dos felinos, a tripulação costumeiramente encontrava sua nave invadida por ratos e camundongos que comiam sua alimentação, mastigavam suas cordas e disseminavam doenças.


 Dois gatos "posam" na culatra de uma arma naval calibre
 4 " de um navio não identificado antes da Primeira Guerra Mundial.

Os marinheiros mais supersticiosos acreditavam que os gatos lhes traziam boa sorte. Também era comum entre as tripulações adotar os gatos das terras estrangeiras que visitavam como lembranças bem como para recordar de seus animais de estimação que ficaram em casa.

Os gatos da USS Mississipi usavam
 escadas para subir em sua rede.

O Mississipi esteve envolvido em várias batalhas ferozes no Pacífico  durante a Segunda Guerra Mundial e foi atingido duas vezes por aviões kamikazes. Sobreviveu e esteve entre os navios na baía de Tóquio  que testemunharam a rendição japonesa.


Os pilotos sobre um porta-aviões da Marinha E.U.
 relaxam brincando com o mascote do navio.


Novo mascote ' Saipan "da USS Novo México tenta ficar confortável.

O USS Novo México participou da invasão marinha americana de Saipan, em 1944, por isso é provável que o gato tenha sido resgatado após a batalha.


"Depois que a fumaça da batalha tinha desaparecido na ilha Betio em Tarawa - Oceano Pacífico, este minúsculo gatinho rastejou para fora debaixo de um tanque destruído japonês, para receber uma bebida   de um marine americano ". Tawara Invasion, nov 1943


"Aqui é ' Bilgewater ",
a mascote da Academia da Guarda Costeira , em 1944


"O veterano de guerra, Pooli ",
com as faixas de três fitas de serviço 
e quatro estrelas de batalha.
 O gato servia a bordo de um ataque
 durante a II Guerra Mundial . "


Miss Hap  - "Um órfão de guerra, " com duas semanas de idade bebe leite enlatado  com um contagotas com  a ajuda do sargento da marinha Frank Praytor, dias após sua (do gatinho) mãe ser morta por um ataque de morteiro perto de Bunker Hill.

O nome , Miss Hap , o sargento Praytor explicou, foi dado 'a  gatinha ", porque ela nasceu no lugar errado na hora errada ". Guerra da Coréia ,  1953

USNI- US Naval Institute

Postado originalmente em 09SET2010 (161)