segunda-feira, 27 de abril de 2015

O preço do Fundo Partidário

Por Ricardo Noblat, em seu blog.

Garimpagem de Haroldo Quadros


A indigesta mistura do Fundo Partidário com o Caixa 2 de campanha
Chocado com a notícia de que triplicaram os recursos do Orçamento da União destinados ao fundo que financia os partidos políticos? Ou simplesmente indiferente como se nada tivesse a ver com isso?



Pois se não sabe, saiba: o dinheiro que sustenta os partidos sai do seu bolso. Do meu. Do bolso de todos os brasileiros que pagam impostos. Logo...

Logo quando triplica o volume de recursos a serem embolsados pelos partidos, a notícia deveria nos interessar, sim. A não ser que estejamos nadando em dinheiro...

A não ser também que sejamos políticos. De preferência donos de partidos. Porque eles existem. É um ótimo negócio. Ganham roubando dinheiro do fundo e negociando apoio a outros partidos.

Arte de DUKE


As repórteres Gabriela Valente, Júnia Gama e Luiza Damé, de O Globo, fizeram as contas e conferiram que as verbas para os partidos cresceram 490% em 20 anos. Eu disse: 490%.

Em valores atualizados, alcançaram a espetacular cifra de R$ 4 bilhões, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Para este ano estão previstos R$ 867,6 milhões. São 171,1% a mais do que os recursos de 2014.

Arte de BRUM


É a maior dotação desde a Assembleia Constituinte de 1988 — e feita no momento em que o PT incentiva a discussão sobre financiamento público de campanha por conta dos escândalos de corrupção.

O Fundo Partidário tinha obtido outro aumento significativo na virada do governo Lula para o primeiro governo Dilma. Algo como 55%.

Se o reajuste das verbas do fundo garantisse, pelo menos, que o Caixa 2 de campanha deixaria de existir.. Ou que seria mais eficiente e dura a legislação que pune crimes de corrupção... Mas, não.

Arte de CLAYTON


O mensalão, escândalo de pagamento de propinas a políticos e partidos, coexistiu, por exemplo, com os sucessivos aumentos no valor do Fundo Partidário.

O sempre lúcido deputado Miro Teixeira (PROS-RJ) observa sem dó nem piedade:

- O dinheiro do Fundo Partidário estragou os partidos políticos e criou uma volúpia de criação de novos partidos. Dessa maneira, sempre vai ter que aumentar o fundo, o que é absolutamente insano. Sem falar que esses recursos são negociados em troca de secretarias, para fazer coligações entre contrários, para repartir o governo e em seguida lotear o poder.

Arte de LUIZ F. VERÍSSIMO


Miro vai adiante:

- O país precisa de muito dinheiro para Segurança, Habitação, Saúde e Educação. Não vejo como explicar ao povo que ele vai pagar milhões a campanhas para que os eleitos ganhem altos salários e possam nomear muitos assessores. Esse fundo não deveria nem existir. Os partidos têm que representar a população, e a população tem que estar engajada.




Perfeito!