quarta-feira, 8 de abril de 2015

Je suis Geni

Por Carlos Brickman.


Je suis Geni
Si hay gobierno, soy contra. Si no hay gobierno (e esta é a situação do país), soy contra. O caro leitor, seja governista ou oposicionista, pode começar a me jogar pedras (só isso, por favor). Chapa branca, jamais, mesmo que seja vermelha. E coxinha, prefiro aquelas feitas em casa, crocantes e temperadinhas.

A grande manifestação contra o Governo está às portas. OK: manifestação pacífica até Dilma disse que aceita. E o dia seguinte? Marchar por marchar, depois descansar? Ou a oposição está preparada para negociar mudanças substanciais no Governo (e o Governo para aceitá-las) ou não vai ocorrer nada de bom. Pode haver golpe. Mas será melhor ter Renan, Cunha ou Temer no vasto trono de Dilma? Golpe militar, como em 64? E quem tem ascendência sobre a tropa?


Arte de REGI


A manifestação, que tem tudo para dar certo, é mais do que contra Dilma: é contra tudo-isso-que-está-aí. Contra o Congresso que não para de gastar, contra o Judiciário que enforca uma semana por causa de um feriado, contra o Governo que não consegue tocar o Bife sem errar na harmonia. E contra a oposição, que ainda não disse o que faria se estivesse no lugar do triste Governo Dilma.

Nem pensar em ditadura. Não funcionou quando Castello, Cordeiro de Farias, Dutra e Eduardo Gomes davam as ordens, e virou barbárie. A saída é reconhecer que não dá mais; substituir os insultos pela busca de alternativas; e estudar grandes reformas- que podem incluir, a partir de 2018, o parlamentarismo, a melhor maneira de livrar-se de um Governo que, ainda jovem, já está velho.