domingo, 22 de março de 2015

O uso de pombos na Segunda Guerra

Curiosidades em Guerra

X - Projeto Pigeon


Durante a Segunda Guerra Mundial, o Projeto Pigeon foi a tentativa do escritor e psicólogo comportamental americano Burrhus Frederic Skinner de desenvolver um míssil guiado por pombos.




Na época, Skinner era conhecido como um dos maiores praticantes do condicionamento operante de um sistema de recompensa e punição utilizado como meio de controlar o comportamento, responsável pelo famoso experimento que leva o seu nome, a Caixa de Skinner (wikipedia).



Com estas idéias em mente, projetou um cone de nariz para mísseis que tinham três janelas para o pombo (ou até três pombos em alguns testes) para olhar.  Uma câmera na frente do míssil gravava o seu trajeto de voo que era então projetada em uma tela para o pombo poder ver. 

 Através do sistema de controle de voo e um pedaço de metal sobre o nariz do pombo (s) que permitisse detectar a sua bicada na janela e dependendo de qual janela fosse bicada poderia resultar na mudança da direção do míssil. 



Os pombos foram treinados a bicar de tal forma que o alvo, seja qual for o objeto que o pombo estava condicionado a ir, ficasse centrado na frente do míssil.

Foi dado a Skinner originalmente U$ 25,000 (cerca de 400 mil hoje)  para começar o projeto e colocá-lo em funcionamento, e ele realmente conseguiu fazer alguns progressos menores com ele. Mesmo com esse apoio, a idéia de Skinner foi considerada excêntrica e havia poucos no comando do exército a levá-lo a sério.



Projeto Pigeon foi cancelado em outubro de 1944 em prol do desenvolvimento de outros projetos que prometiam resultados mais concretos. Houve também, é claro, algum desconforto em confiar a orientação de um míssil para um pássaro. Como Skinner afirmou, o problema não era que o sistema não funciona quando testado no simulador, foi que "ninguém nos levaria a sério."



Em 1948, o Projeto Pigeon foi trazido de volta pela Marinha sob o nome de Projeto Orcon, para "Controle Orgânico." Foi cancelado de novo em 1953, graças a avanços em sistemas eletrônicos de orientação.

Acesse aqui um artigo de autoria de Skinner sobre o projeto, à época em Harvard (EM INGLÊS): http://www.scribd.com/doc/54946598/Pigeons


Fontes