domingo, 1 de março de 2015

O Batalhão Fantasma

Curiosidades em Guerra


VII - O Batalhão Fantasma
A Arte da Camuflagem - 
Parte III

Camuflagem: 1. Arte de dissimular material de guerra ou tropas de observação inimiga. 2. Disfarce. 3. Dissimulação; fingimento.


Narração de um ex-combatente: 
"Dois franceses de bicicleta aproximaram-se do perímetro", disse o veterano. "Não olharam para mim, olharam por cima do meu ombro. E qual é o pensamento que tiveram ao verem quatro soldados americanos levantando um tanque Sherman estimado em  40 toneladas de peso ?




Ele me olhou e voltou a olhar para a situação em busca de respostas ... E finalmente eu disse: "Os americanos são muito fortes. "

Em 1944, na 2ª guerra mundial foi criada uma  unidade militar de dissimulação tática, composta de 1.100 homens chamada de O Batalhão Fantasma.

Não eram soldados comuns treinados nas artes bélicas, eram principalmente alunos das academias de arte, agências de publicidade e outras pessoas criativas. Eles usaram seu talento para fins táticos.




Sua principal missão  era enganar os alemães depois do desembarque na Normandia com tanques falsos do exército, aviões, quartéis, jipes e canhões infláveis também falsos, emitir sinais de rádio e simular através de alto-falantes de grande porte ruídos produzidos como se uma grande divisão de infantaria estivesse se movimentando.

Estes soldados foram lançados de pára-quedas próximos à linha de frente onde inflavam seus conjuntos e quando o reconhecimento aéreo alemão sobrevoava o local da camuflagem viam uma imagem impressionante. Centenas de tanques, canhões e peças de artilharia dispostos na direção das fortificações alemãs. O objetivo era enganar, iludir,  confundir e incutir o terror entre o inimigo.





Sobre essa unidade veja mais abaixo, um documentário em vídeo (em ingles) de 7:56 min intitulado O Espírito do Exército.




A missão do Batalhão Fantasma ficou em segredo até 1996 e muitos detalhes continuam ocultos.


Fontes dirty.ru / fogonazos

Postado originalmente em 14NOV2010 (14)