sexta-feira, 20 de março de 2015

Corrupção na Petrobrás é quase um bebê, diz FHC

Por Fernando Henrique Cardoso.
Direto da FOLHA SP



Corrupção na Petrobrás é quase um bebê
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o escândalo de corrupção na Petrobras é inédito, já que avalia que se montou "um sistema" com aval de partidos "para se manter no poder".

A declaração foi exibida nesta quinta-feira (19) em entrevista à GloboNews.

"A corrupção na Petrobras é uma mocinha de muito poucos anos, quase um bebê", disse, em referência a expressão usada pela presidente Dilma Rousseff.

Arte de LAILSON


Nesta segunda (16), em suas primeiras declarações públicas após as manifestações de domingo (15), Dilma afirmou que, no Brasil, "a corrupção é uma senhora idosa e não poupa ninguém", e que pode estar em todo lugar, inclusive no setor privado.

FHC disse que se " dói, como brasileiro" sobre o que está acontecendo mas que, no estágio em que os desvios estavam ocorrendo na Petrobras "não precisava ser presidente para saber".

"Nesse nível que chegou todo mundo sabia, não precisa ser presidente", afirmou, em referência a Dilma. "Em Brasília todo mundo falava o que acontecia na Petrobras", concluiu.

Arte de ANGELI


Segundo ele, o Brasil não vive "uma só crise, mas várias", e que o momento é de "passar a limpo" o escândalo de corrupção na maior estatal do país, "doa a quem doer".

FHC disse que há uma desilusão no país e que a tendência é que o quadro se agrave quando a crise econômica tiver reflexo nos empregos.

"A rua está indignada, e vai estar depois irritada e depois desesperada", avaliou.

Questionado se Dilma terminará o mandato, respondeu: "Tomara. Foi eleita".

O ex-presidente terminou a entrevista dizendo que não há " alternativa se não lutar" para ajudar o país a superar o cenário atual.