domingo, 8 de março de 2015

As Crianças-Soldados da 2ª Guerra

Curiosidades em Guerra


VIII - Crianças-Soldados


Eventualmente fotos de crianças-soldado na África portando um AK-47 ou algum outro tipo de arma aparecem na imprensa internacional provocando indignação e compaixão da opinião pública ocidental. Mas apenas algumas décadas atrás, durante a II Guerra Mundial, houve muitas ocasiões de crianças russas lutando no exército regular contra os nazistas.


Eram tempos diferentes e vivia-se ainda sob o jugo do ditador Stalin. Muitas crianças tentaram fugir das suas casas para ir combater na Grande Guerra Patriótica, como lhe chamou a propaganda do regime. Não obstante, algumas foram capturadas pela polícia militar e devolvidas às suas famílias mas outras acabaram por se conseguir juntar às tropas e lutar.



Além disso, de tempos em tempos, crianças eram encontradas nos devastados e incendiados vilarejos da União Soviética. Embora houvesse uma directiva para que enviassem essas crianças para orfanatos, por vezes, esses meninos foram simplesmente incorporados 'as unidades de combate. Uniformes foram especialmente adaptados para eles e a eles foram confiadas armas.



 Alguns desses meninos juntou-se ao exército com nove ou onze anos, e seguiu com o seu regimento através de todas as batalhas, da Rússia à Alemanha, até que a guerra terminou e foram dispensados com catorze ou dezesseis anos, muitas vezes com medalhas de honra.




Fontes englishrussia / obvious

Postado originalmente em 31JAN2010 (171)