quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Uma múmia numa estátua

Desde 21FEV circula na web uma notícia afirmando ter sido encontrada uma estátua chinesa do BUDA contendo em seu interior uma múmia, será verdade?



Pois bem, pesquisadores do Centro Médico Meander, em Amersfoort (Holanda) colaboraram em seu tempo livre sob a liderança de Erik Bruijn, um especialista no campo da arte e da cultura budista além de ser Curador do Museu do Mundo em Rotterdam.

Os especialistas receberam a múmia chinesa no hospital para exame interno (tomografia computadorizada e endoscopia) no dia 3 de setembro. A múmia fazia parte da exposição Mummies no início deste ano no museu local  e foi datada como sendo do século 11 ou 12.



A múmia suspeita-se que seja o corpo mumificado do mestre budista Liuquan, que pertencia à Escola de Meditação Chinesa. 

Com um endoscópio feito especialmente para este fim recolheram amostras de um material ainda não identificado e examinaram as cavidades torácica e abdominal. Foi descoberto também que entre todos os tipos de materiais utilizados no espaço onde não houvesse órgãos, encontraram-se pedaços de papel que são impressos com caracteres chineses antigos.



Foram retiradas e levadas para análise amostras de material ósseo para testes de DNA. Os resultados ainda não estão disponíveis.

A estátua com a múmia, que estava no Museu Drents na Holanda, ficará em exposição até maio de 2015 no Museu de História Natural em Budapeste, na Hungria.

Fontes