domingo, 8 de fevereiro de 2015

Arte da Camuflagem - parte II

Curiosidades em Guerra

VI - Os Falsificadores
 - A Arte da Camuflagem -  
Parte II

O grupo de operações especiais foi baseado no uso de agentes secretos ou espiões. Uma de suas atividades principais era organizar a resistência nos países ocupados pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. 

Muitas vezes fez-se uso da competência de falsificadores que eram libertados da prisão. Depois da guerra, vários destes documentos foram preservados para ilustrar o seu trabalho e mostrar exemplos de falsificações perfeitas que eram capazes de fazer.

E para auxiliá-los em suas missões realizavam a falsificação de documentos, tais como passaporteslicenças de armas de fogoautorizações de viagens e passagens de trabalho que permitiam circular livremente dentro do país ocupado.


Este passaporte falso de Adolf Hitler foi feito pelo serviço secreto britânico "Special Operations Executive"(SOE). Como o humor britânico é um tanto quanto peculiar, não sabe-se qual foi sua real intenção - se como um exercício prático, ou como uma piada - mas é certo que foi confeccionado em 1941.
E com os seguintes detalhes: definida a ocupação de Hitler como "pintor", e em suas características físicas (sexo, cor dos olhos, etc) apresenta o bigode como "pouco".




Eles também colocaram no passaporte de Hitler, um "J" em vermelho que era reservado para os judeus nos passaportes autênticos alemães. 


Fontes consultadas la aldea / wiki