sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

5 Peças de publicidade que deram errado em 2014

I - RED BULL

o famoso slogan "Red Bull te dá asas!", custou caro à empresa. Ela foi condenada a pagar 13 milhões de dólares em uma ação coletiva nos EUA que alegou que o slogan era propaganda enganosa.


Consumidores reclamaram que a bebida não aumentava o desempenho físico e mental e, muito menos, dava asas.

Adeus a linguagem figurada ou é coisa de americano? A empresa topou dar 10 dólares de reembolso a cada pessoa que comprou um Red Bull na última década. 


II - FRIBOI
O anúncio com o cantor Roberto Carlos como garoto-propaganda da Friboi caiu como uma bomba. No comercial, o rei não chega a comer o bife que está no prato mas diz que voltou a comer carne depois de anos sendo vegetariano. Só diz.



A empresa simplesmente não recuperou o investimento nessa aposta ousada. Marca e cantor romperam um contrato de 45 milhões de reais e acabaram na justiça para resolver pendências.

 III - Adidas
A empresa passou por maus momentos com o lançamento de uma coleção sobre o Brasil, acusada de incentivar o turismo sexual.



As camisas vinham estampas com "Looking’ to score", que pode ser traduzida por "em busca dos gols", mas também é uma gíria que significa "pegar garotas". As vendas foram suspensas.


IV - Victoria's Secret
A campanha "The Perfect Body" foi duramente criticada por muitas mulheres. Suas modelos - todas muito magras - divulgavam a nova linha de sutiãs "Body". Mas todos entenderam que a marca estava dizendo que aquelas mulheres tinham corpos perfeitos.



Teve campanha com hashtag nas redes sociais, petição online e até a contra-campanha "The Real Perfect Body", com mulheres de diversos tipos físicos.


V - ANUNCIE AQUI
Em outubro, um caminhão causou grandes problemas no trânsito de Moscou. É que ele levava um anúncio com uma foto imensa de seios. A imagem distraiu os motoristas.




O anúncio era, justamente, de uma empresa especializada em anunciar em veículos. Que queria mostrar a efetividade visual de uma ação. Causou precisamente 517 acidentes.


Quer ver mais? clique aqui