domingo, 14 de dezembro de 2014

Um elevador que movimenta-se horizontalmente



Elevadores estão prestes a evoluir: terão a capacidade de ir para o lado, graças à tecnologia de levitação magnética.




Mas onde buscar essa tecnologia? que tal na ficção científica? 


No filme Star Trek, os elevadores fornecem transportes verticais e horizontais para a tripulação entre seções principais de uma nave, as pequenas cápsulas maglev.


O gigante industrial alemão ThyssenKrupp inspirou-se nessa ideia e está fazendo isso acontecer com sua nova tecnologia MULTI.



A tecnologia MULTI será mais eficiente energeticamente do que os elevadores de cabos tradicionais e possibilitarão que várias cabines se desloquem numa velocidade de até  5 m por segundo.

Os elevadores maglev serão capazes de transportar 50 por cento mais pessoas ao mesmo tempo  e reduzir o tempo de espera para entre 15 e 30 segundos .

Os eixos em si também utilizarão menos espaço o que influenciará no tamanho dos poços de elevadores que dependem de cabos, o que significa mais espaço para os desenvolvedores colocarem algo útil, como ainda mais elevadores.

Veja o vídeo conceito 



A ThyssenKrupp afirma que eles estarão com um protótipo instalado em uma torre de 240 metros que está sendo construída em Rottweil, na Alemanha, e que será aberto ao público em 2016.

Aguardemos.

Fontes Dezeen / Discovery