Ainda parcialmente enterrado, o monólito mede 19,6 metros (64 pés) de comprimento, 6 metros (19,6 pés) de largura, e é pelo menos 5,5 metros (18 pés) de altura. Seu peso é estimado em 1.650 toneladas, tornando-se o maior bloco de pedra da antiguidade.
(Foto: Instituto Arqueológico Alemão)
O Instituto Arqueológico Alemão descobriu em Baalbeck, num sítio arqueológico no Líbano, conhecido como Heliopolis, "a cidade do sol", durante o domínio romano, ali situava-se um dos santuários mais grandiosos do império.
Ela remonta a pelo menos 27 aC, e provavelmente foi feito muito antes disso. Os arqueólogos pensam que o bloco foi provavelmente esculpido para a construção de um templo local, já que estão próximo do templo do deus romano Júpiter. Mas o bloco rachou e foi abandonado na pedreira.
Como estes monólitos foram transportados e precisamente posicionado durante a construção do templo permanece um mistério. Alguns chegam a argumentar o bloco foi colocada por uma cultura anterior desconhecida antecedendo até mesmo Alexandre, o Grande, que fundou Heliopolis em 334 aC
Fonte complementar Discovery

