Como hoje será decidida a Copa do Brasil...
Uma decisão por pênaltis é garantia de fortes emoções. Mas às vezes as cinco cobranças de cada time não são suficientes para decidir o vencedor e há casos de verdadeiras maratonas. O recorde do futebol profissional registra 48 chutes.
O recorde de pênaltis - A final da Copa da Namíbia de 2005 entrou para o livro dos recordes como a disputa mais longa do futebol profissional depois de 48 chutes. KK Palace e Civics Windhoek empataram por 2 a 2 no tempo normal. Nos pênaltis, após 15 erros, o Palace ganhou por 17 a 16. "No fim os jogadores sentiam mais alívio do que qualquer outra coisa", contou à CNN Titus Kunamuene, chefe de competições na Namíbia.
A maior sequência de acertos - No duelo inglês entre Brockenhurst e Andover, em 2013, o confronto nos pênaltis também foi longo, mas os times fizeram história com a maior sequência de pênaltis convertidos: 29 no total. O erro aconteceu só na 30ª cobrança, quando Claudio Herbert perdeu. "Eu estava nervoso e pensei: não posso errar ou vou aparecer na TV", disse Herbert. O Brockenhurst venceu por 15 a 14 (veja o vídeo abaixo).
O pior da história? - Em 1998, os times sub-10 do Mickleover Lightning Blue Sox e do Chellaston Boys, ambos da Inglaterra, fizeram uma das piores disputas de pênalti que se tem conhecimento. Depois de 66 chutes, o Blue Sox venceu pelo placar de 2 a 1. Isso mesmo. Um time errou 31 cobranças e saiu vitorioso, já que o rival desperdiçou 32.
Direto do UOL Esportes