domingo, 14 de setembro de 2014

Esclarecido o mistério das pedras rolantes


O Vale da Morte, é uma árida depressão localizada ao norte do Deserto de Mojave, nos Estados Unidos, na Califórnia. Estende-se por aproximadamente 225 km, ao longo da fronteira da Califórnia com o estado de Nevada, a aproximadamente 160 km oeste de Las Vegas. O Vale da Morte é famoso por seu clima extremamente quente. 



Em uma zona dessa região, mais precisamente num lugar onde se localiza um antigo lago seco, conhecido como Racetrack Playa, existe um fenômeno que intriga cientistas a mais de 5 décadas: as pedras da paisagem parecem se mover por conta própria, deixando para trás longas trilhas no chão de argila dura rachado. Ninguém nunca tinha visto até recentemente as pedras se movendo, mas sabiam que se moviam pois deixavam rastros e trilhas atrás de si ao mudarem de posição ao longo do tempo.



Recentemente, pesquisadores gravaram a primeira observação de pedras se mexendo usando Times-Lapse ou câmeras de lapso de tempo, de acordo com informações do site The Blaze.

Os pesquisadores acreditavam que as “wandering stones” (pedras errantes) encontradas na Racetrack Playa, no Vale da Morte, se moviam em função de ventos fortes, água ou gelo.

Foi descoberto, no entanto, que o movimento das rochas ocorre quando a camada de gelo que cobre a superfície do local começa a derreter com o sol no final da manhã, seguido por ventos fracos.




Os cientistas testemunharam as pedras se movendo em dezembro do ano passado, quando instalaram o equipamento. Na época, o lago estava coberto de gelo. Depois de alguns dias, o gelo começou a derreter. Como o movimento ocorre em ritmo completamente lento, não pode ser visto a olho nu.


Clique nesse  site e assista a um vídeo.


Fontes Terra Opinião Mininjiana  Nature