quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A super-ovelha

Ovelhas costumam substituir sua pelagem anualmente e de forma natural se não houver tosa exceto os de algumas raças específicas como essa da raça MERINO nascida após cruzamentos visando a criação de lã e carne, na Nova Zelândia.



Essa em especial chamada de SHREK fugiu antes de sua primeira tosa e refugiou-se nas cavernas existentes na região onde ficou por 6 anos.

 Ela possuía lã suficiente para produzir 20 blusas para homens. Em cada ano que passou foragida, Shrek continuou a crescer a quantidade normal de pelo para uma ovelha Merino. Isso é: o pelo não perdeu o ritmo de crescimento. O equivalente a 6 vezes a quantidade de pelo normal encontrada em um ovelha dessa espécie tem um peso total de cerca de 30 kg! Olha como ela estava quando encontrada:


Dave Thomas, um especialista em ovinos da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, disse que essa lógica é válida para ovelhas Merino mas não é recomendado que a lã fique grande desse tamanho porque isso pode acabar se tornando um problema de saúde e segurança para os animais, especialmente para aqueles que vivem em condições muito quentes.

Muitos pelos só aumentam o estresse causado pelo calor e isso pode se tornar um problema real. Além disso, se a lã de uma ovelha se torna muito grande, pode acabar comprometendo seus movimentos, até ela ser incapaz de se levantar.



A ovelha Shrek pouco se parecia como uma ovelha, de tanto pelo que tinha em volta dela. Quando ela foi finalmente tosada, esse momento se transformou em um evento, transmitido pela televisão local.

Depois de tosado, todo o pelo da ovelha Shrek foi leiloado para apoiar instituições de caridade médicas que cuidam de crianças.

Fonte: hypescience