domingo, 31 de agosto de 2014

A invenção do Nylon

Postado originalmente em 14MAR2010

Pilordianos, meu pai - o véio Vadú (como o chamávamos carinhosamente) -  sempre dizia:

"Se o jegue tem 7 manhas (pois todo nordestino sabe que o jegue é bicho manhoso),  mulher tem manha de 7 jegues, então pergunto:

Qual é a primeira coisa que você pensaria que as senhoras estão fazendo nessa foto tirada em 1942?



Certamente a maioria responderia que este é um grupo de mulheres numa sala passando cera para depilação...

Mas não, não é.

Em 1938, os laboratórios da empresa DuPont produziram uma fibra sintética forte e elástica para, pensavam, substituir a seda.

A nova fibra era o nylon e a invenção revolucionou o mercado.


Em maio de 1940, meias de nylon foram lançadas no mercado americano com um sucesso sem precedentes: em apenas quatro dias, vendeu mais de 4.000.000 de pares.

Mas as mulheres americanas dificilmente poderiam apreciá-los porque no ano seguinte os Estados Unidos ingressaram na II Guerra Mundial, e o governo destinou toda a produção de nylon para uso militar: fabricação de pára-quedas, cordas, tendas ... etc

As meias de nylon tornaram-se praticamente inacessíveis 'a mulher americana comum (no mercado negro valia 10 vezes o seu valor original).


A sagacidade e faceirice do sexo feminino saíram-se com uma solução original para o problema: já que elas não podiam adquirir meias, passaram a usar o recurso da maquiagem para pintar as suas pernas fazendo parecer que as estavam usando.



Simples, porém engenhoso!


la aldea