domingo, 20 de julho de 2014

"Não sei se é fato ou é fita"

Do Migalhas (http://www.migalhas.com.br/)

"Não sei se é fato ou é fita"
O ex-presidente Lula é uma figura cercada de um misterioso lusco-fusco. No período da Copa, ficou mais sumido do que o pedido de aposentadoria do ministro JB. Reapareceu ontem num vídeo do instituto que leva seu nome. Com tudo profissionalmente montado, surge com uma indumentária inusitada : de preto, com uma camiseta branca aparecendo apenas a parte superior, como se fosse a gola clerical, que nos padres é símbolo da palavra de Deus. Começa o vídeo olhando para cima, em sinal de humildade, e depois passa a se dirigir ao "youtubespectador". 


Fala de reforma política e volta com a luminosa ideia de uma constituinte exclusiva. Diz que está iniciando um projeto de iniciativa popular (como se ele fosse povo e não o comandante de um partido com legitimidade ativa). Enfim, como não conseguiu seu intento quando era presidente, e nem por meio da sucessora que lá postou, agora quer sugerir que a coisa brotou do seio do povo, quando na verdade é sua.

No projeto anunciado, a constituinte iria ser feita por próceres que não poderão se candidatar nunca. Ou seja, leis sendo feitas por não-políticos. É o que sugere o político Lula. Ou não, porque pode ser apenas uma forma de bulir com o jogo. Enfim, durma-se com um barulho desses.