sexta-feira, 27 de junho de 2014

O PT e a imbecilidade como projeto de Poder

 
 Gaudêncio Torquato em sua Coluna
Publicada em 25JUN2014
 
Zelites
Essa mania de achar que a "zelite branca" é a responsável pelas maldades que assolam o território nacional já bateu no teto. Ninguém aguenta mais tal bobagem. Afinal, Lula é de que zona da "zelite" ? E a presidente Dilma ? Os réus do mensalão fazem parte de que parte da "zelite" ? Joaquim Barbosa, o juiz que preside a mais alta Corte, é ou não é "zelite" ? Faz mal ou bem à Nação ? Se fez mal ou bem, que "zelite" representa no repertório das maldades do país ? A "zelite negra" ? Haja mistificação. Haja sofisma. Haja paciência com a imbecilidade.
 
FAUSTO
 
 
Mas é claro que o apartheid entre pobres e ricos, "nós e eles", interessa ao PT. Que, apesar dos avanços institucionais e atitudinais que ocorrem no país, teima em ressuscitar motes do passado. Lula acha que o discurso da separação de classes favorece o PT. Está equivocado. Até as massas ignaras não toleram mais viver sob refrãos obsoletos. O resgate desse discurso é uma tentativa de botar novamente no palanque a polarização PT x PSDB, os primeiros vestindo a pele da ética e os segundos, o manto da maldade. Será que Lula e adjacências acreditam que podem continuar a enrolar as massas com o celofane da mistificação ?
 
DUKE
 
 
Lembremos : em 1972, Lula vestia a camiseta do João Ferrador, personagem criado pelo jornalista Antônio Felix Nunes para apresentar as reivindicações dos metalúrgicos. O bordão do raivoso Ferrador era : "hoje eu não tô bom". Em 2002, adotou o slogan "Lulinha paz e amor", contrapondo-se ao perfil combativo e sisudo das eleições de 1989, quando recebeu de Leonel Brizola a alcunha "sapo barbudo". Passou a ecoar o slogan : "a esperança vencerá o medo". Foi um tento. Hoje, tenta recompor o dito sob nova roupagem : "a esperança vencerá o ódio". Nesse ponto, emerge a dissonância. O ódio faz parte da estratégia lulista, quando procura resgatar a polarização entre petistas e tucanos, identificando os primeiros com os ricos e os segundos com os pobres.
 
SPONHOLZ
 
 
A questão, porém, é mais complexa. Os habitantes do meio da pirâmide e parcelas das bordas já estão vacinados contra os refrãos carcomidos pela poeira do tempo. O slogan das ruas é outro : "mais e melhores serviços públicos". Não acreditam que estatutos como o Bolsa Família serão extintos qualquer que seja o futuro presidente. Aos tucanos, por sua vez, interessa acender a tocha da polarização, crentes de suas chances no pleito deste ano. Fernando Henrique decide ir à trincheira : "Lula vestiu a carapuça", resposta à crítica de que teria "comprado" apoios para aprovar a reeleição.
 
 
 
Depois de ter brilhado na constelação da ética, o PT aparece nas pesquisas como o ente que mais encarna o vírus da corrupção.