terça-feira, 29 de abril de 2014

Marco civil, celular na Copa,,, por Maria Ines Dolci



Ataque à neutralidade na rede
Vem aí uma briga na qual o consumidor, para variar, estará no meio entre governo e operadoras de telefonia. Sancionado o Marco Civil da Internet, as empresas ‘entendem’ que haja brechas para cobrar o acesso diferenciado. Ou seja, que haveria como driblar a neutralidade da rede, definida justamente para impedir a limitação da quantidade e do tipo de dados acessados.
 
Ivan Cabral
 
 
O relator do Marco Civil, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), assegura que não há qualquer brecha à neutralidade. Mas as declarações das teles indicam que tudo poderá acabar na Justiça. Para evitar isso, a presidente Dilma tem que editar logo decreto para regulamentar a questão, pois, de acordo com o art. 9º, da Lei, é a quem cabe disciplinar a questão após ouvir a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o CGI. Estamos atentos!
 

Celular não deve funcionar bem na Copa
Mandar torpedos e fotos comemorando os gols e as jogadas durante os jogos da Copa e postar nas redes sociais pelo jeito não será tarefa fácil se você estiver dentro dos estádios durante o Mundial.
 
 
Frank
 
As operadoras de telecomunicações estão se valendo do atraso na entrega das obras nas arenas da Copa para justificar a possibilidade dos serviços não funcionarem a contento durante os jogos. Alegam que faltará tempo para instalação de equipamentos no interior dos estádios para a cobertura do serviço móvel indoor. Ou seja, o campeonato mundial deverá começar com apenas 85% do projeto pronto.
 
As operadoras sequer tiveram autorização para começar os serviços no estádio de SP que será palco da abertura do mundial. Para reforçar a capacidade de transmissão de dados para uso gratuito da internet pelos torcedores, as prestadoras propuseram às administrações dos estádios a instalação de rede WiFi. Dos 12 estádios só autorizaram a instalação os de Brasília, Cuiabá, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.