segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Quando tanto faz ser 01FEV ou 04FEV, dá no mesmo.

Por Carlos Chagas -
em 01FEV.2013 - transcrito do site de Cláudio Humberto

Uma página em branco e um grito mudo
Raras vezes uma Sessão Legislativa começa como a de hoje: desimportante, dispensável e deplorável pela falta de conteúdo. Salvo inusitado, o ano legislativo de 2013 destina-se a passar em branco. Menos pelas contestações da mídia aos candidatos a novos presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Eduardo Alves e Renan Calheiros, mais pela falta de interesse da opinião pública pelas atividades parlamentares.

charge de Son Salvador


 Também, trabalho não haverá. Inexistem programas de ação para o ano em curso. Nem projetos de importância nem expectativa de votação de leis capazes de alterar a vida do cidadão comum. Numa palavra, pasmaceira, sob o risco de as mesmas práticas fisiológicas continuarem acontecendo.

Dizia o saudoso dr. Ulysses, com humor cáustico, que “pior do que o atual Congresso, só o próximo”. Vale a previsão também para as Sessões Legislativas de cada ano em sequência, caracterizando uma Legislatura que, tudo indica, só será melhor do que aquela a se iniciar em 2015.

charge de Aroeira

Parte do ônus desse vazio deve-se aos partidos. Deles nada se espera, deles nada sairá, confirmando a observação do Barão de Itararé. O PT preocupa-se em não ser atingido mais do que já foi pelo barro jogado no ventilador por seus mensaleiros. Não há sugestões a fazer ao governo Dilma, sequer roteiros para enfrentar questões políticas, econômicas ou administrativas. Nenhuma proposta para ampliar direitos do trabalhador ou tirar a reforma agrária do marasmo.

O PMDB preocupa-se em ocupar espaços no governo, sem outros cuidados senão agradar a presidente Dilma e demonstrar subserviência às suas diretrizes. Nenhum projeto de amplitude nacional, como seria a reforma política ou a recuperação da economia posta em perigoso retrocesso e invulgar sossego.

charge de Edcarlos

Transformado em terceira bancada na Câmara, o novo PSD do ex-prefeito Kassab interessa-se em levar antigos oposicionistas para debaixo do guarda-chuva do palácio do Planalto, sem programa nem estatuto digno de registro.

As demais legendas de apoio ao governo empenham-se apenas em sobreviver. Nem PSB, nem PTB, nem PR, nem PDT, muito menos o PC do B animam-se a apresentar simples palpites para aprimorar as instituições, a legislação ou as agruras sociais à vista de todos. Formam clubinhos envolvidos nos próprios interesses.

charge de Duke


Quanto às oposições, o gato comeu. Que alternativas propõem o PSDB, o DEM e o que restou do antigo Partido Comunista Brasileiro? Nem ao menos parecem organizados para contestar a situação, desesperançados com antecedência da hipótese de substituí-la nas próximas eleições gerais.

Sendo assim, tanto faz como tanto fez se o Legislativo volta a funcionar hoje. Uma página em branco, e um grito mudo.