terça-feira, 17 de abril de 2012

O Quarto do Pânico

Casas Singulares

Tilt é o grafitter francês que pintou metade de um dos quartos de hotel  “Au Vieux Panier” situado em Marselha na França e que deixou a outra metade do quarto totalmente em branco.



 Percebe-se perfeitamente que existe uma linha que divide o quarto em dois e que numa dessas metades tudo foi “graffitado”, incluindo lençóis, cortinas, móveis e todos os objetos nela presentes.

Tilt deu o nome de “Panic Room” ou Quarto do Pânico. Este é um dos seis quartos do hotel, que todos os anos são trabalhados por um artista diferente.

Desta forma, Tilt transportou a arte das ruas para espaços interiores dando a ilusão de um espaço tridimensional através da sobreposição de camadas de graffitis.



No seu blog Tilt fala acerca deste projeto dizendo:

«Eu venho da cultura mais clássica do Graffiti e adoro-a desde o início, as paredes, os comboios, os portões e os telhados cheios de tags. Eu acho que isso mostra a energia da cidade e de como algumas pessoas decidem desfrutar do domínio público.


Quando a Jess, a proprietária do “Au vieux panier” me convidou para trabalhar neste quarto, comecei por lhe dizer que eu não estava interessado em fazer apenas uma decoração do mesmo, mas que eu queria criar algo que tivesse mais a ver com uma instalação.

Eu via-o como uma tela enorme na qual era preciso pensar na composição e brincar com a parte branca e vazia do quarto para poder acentuar ainda mais a ideia de caos numa outra parte.




Então pedi ajuda ao meu amigo Tober com um estilo “old school” para os tags, Grizz o rapaz por trás das câmaras (que fez um vídeo deste projecto, não disponível ainda) e Don Cho que é um cantor de Hip Hop de Marselha, mas que também costuma “graffitar” na minha cidade - Toulouse.

Demorámos uma semana a “graffitar” o quarto todo, porque a ideia era exagerar tudo o que normalmente se pode ver em alguns locais abandonados.



 O que eu quero mostrar às pessoas é que podem apreciar qualquer tipo de graffiti, desde o mais básico, o mais feio, é tudo uma questão de ponto de vista.»


Fontes graffitilt / tumblr au-vieux-panier / arhinovosti