domingo, 22 de abril de 2012

SP também teve sua torre inclinada

Voce sabia que...

O texto (e a imagem) abaixo foi inteiramente transcrito do surpreendente blog Quando a cidade era mais gentil que descobri fuçando o blog do Flávio Gomes atrás de notícias de F1.

Marcão, esse post é para vc.

...  São Paulo já teve a sua Torre de Pisa? 


Não tão conhecida como a original (hoje em dia quase ninguém sabe que ela existiu), nem tão antiga (durou apenas 25 anos, construída em 1874 e demolida em 1900), nem tão bonita (era neoclássica, vetusta e pesada), mas tão inclinada quanto, como dá pra ver na única foto que restou dela, de autor e data desconhecidos.



Ficava no parque da Luz e, com seus 20 metros de altura, foi no seu tempo o prédio mais alto da cidade.

Antecipando em 77 anos o que aconteceria com o buraco do Adhemar, ganhou um apelido carinhoso da população em homenagem ao presidente da Província que a tinha mandado construir. Chamava-se “canudo do João Teodoro”.

Não se sabe ao certo para que João Teodoro inventou de fazê-la. Talvez tenha sido para servir de mirante. Parece que em cima dela chegou a funcionar um observatório meteorológico, mas não há muita certeza.

E também é incerta a razão pela qual o prefeito Antônio Prado mandou derrubá-la. Dizem que foi para que não competisse em imponência com a torre da estação da Luz, recém-construída ali em frente. Mas não deve ter sido isso. Meu palpite é que foi demolida porque ia cair mesmo, torta daquele jeito.

O que se sabe com certeza é que, exatos 100 anos depois da demolição, ela voltou a dar o ar da graça. No ano 2000, durante uma obra no parque, os operários que escavavam o solo esbarraram em umas pedras. Foi-se ver o que era, e eram as fundações da torre retornando “à luz” (desculpem, não resisti ao trocadilho).