quarta-feira, 20 de abril de 2011

A evolução da medicina - I

Pilordianos, tinha essa série pronta há tempos e resolvi postá-la. Não tenho idéia por que não fiz antes.

É de conhecimento público que na história da medicina, ou melhor, em sua evolução já viu-se de tudo.  Só que a imagem que o médico transmitia era assustadora não só por sua aparência - o comum era que sua roupa estivesse banhada de sangue e sempre pronto para "esquartejar" alguém - mas também pelas ferramentas cirúrgicas com que se apresentavam, verdadeiras obras que aterrorizavam o imaginário popular, pois pareciam mais armas de uso em combate e instrumentos usados por açougueiros.

Os tratamentos de cura eram feitos em templos onde a fé tinha supremacia sobre a ciência, a partir desse período começaram a surgir instrumentos confeccionados artesanalmente para uso de tão nobre e precisada arte.

 
I - Sanguessuga Artificial (1800)

Sangrias com sanguessuga era populares em tratamentos para uma série de condições médicas. Daí que a sanguessuga artificial foi inventada em 1840 e foi utilizada com freqüência em cirurgias de olho e orelha.





As lâminas rotativas cortavam uma ferida na pele do paciente, enquanto que o cilindro seria utilizado para produzir um vácuo que sugava o sangue.