domingo, 20 de fevereiro de 2011

O marlim e a plataforma de petróleo.

Recebi este e-mail do nosso colaborador Gilvan Quadros, especialista em nos trazer vídeos curiosos e interessantes.

Trata-se de um impressionante relato sobre um peixe-espada, também conhecido como marlim, de aproximadamente 250 kg que fica preso a uma das estruturas de uma das plataformas de petròleo na costa brasileira.


Foto meramente ilustrativa.

Essa estrutura, a principal de todo o conjunto pois é a responsável pelas válvulas de abertura e fechamento de um poço de petróleo que na gíria chamam de “árvore de Natal” (imensa e caríssima) e que normalmente fica estacionada a dezenas de metros de profundidade e naquele momento estava a caminho de "sua morada", mostrava uma acentuada instabilidade.

Os tecnicos - da Petrobrás - responsáveis pelo deslocamento do equipamento Interromperam o processo de descida e redirecionaram um submarino–robô para observar por vídeo, o que estava acontecendo.

Ao perceberem a situação desesperadora do peixe-espada trataram de, com o uso de um braço mecânico do submarino-robô, tentar libertá-lo. E conseguiram com que ele se desvencilhasse da inesperada armadilha, aparentemente sem provocar  nenhum ferimento nesse espetáculo da natureza.

Vejam o vídeo abaixo: