XXVIII - Dafen, Cidade dos Pintores
parte II
parte II
Todo mundo que caminha nas ruas das cidades grandes ou nem tanto assim, depara-se nas paredes de bares, livrarias, restaurantes, escritórios, consultórios médicos, de dentistas, psiquiatras, e porque não, muitas vezes em suas próprias casas de pinturas que reproduzem telas famosas - de Rafael, Leonardo, Van Gogh, Salvador Dali e outros grandes mestres da pintura mundial.
Você já teve a curiosidade de saber de onde vêm todos esses quadros pintados à mão?
Pois bem, a 30 km de Hong Kong, na província de Shenzhen fica uma pequena vila de pescadores - Dafen - que ostenta com muito orgulho uma grande escultura de bronze de uma mão segurando um pincel.
E é nesta pequena vila que cerca de 10.000 artistas copiam os grandes gênios da pintura de uma forma peculiar, ou seja, fazem de uma maneira similar a uma linha de produção onde cada artista é especializado em uma determinada parte da imagem e pode produzir uma média de 30 quadros por dia.
Os artistas escolhidos são os melhores estudantes de arte de diferentes escolas na China, mas o horário de trabalho não foge à regra chinesa, do sub emprego pois facilmente excedem 10 horas diárias, seis dias por semana.
Como numa montagem em série, a maioria das pinturas são criadas por grupos em que cada artista-trabalhador é responsável por um determinado conjunto de cores ou imagens copiadas da fotografia de uma obra já existente.
Muitos também são produzidas por uma pessoa que pinta o mesmo jogo repetidas vezes.
Portanto, há especialistas em vários estilos e correntes dos pintores. Há trabalhadores que afirmam ter pintado mais Picassos que o próprio Picasso. No entanto, outras cópias são feitos com a impressão de um esboço sobre uma tela onde os artistas-trabalhadores, preenchem as linhas.
A vila de Dafen possui 5 km2 de muro, cerca de meia dúzia de ruas de pedra em estilo europeu, 800 galerias de arte e cafés glamourosos porém falsificados.
Nesta "Fábrica" de milhares de lojas você pode encomendar por cerca de $ 35 réplicas de Picasso, Leonardo, Raphael, Van Gogh, Miró, Dali, Renoir, Monet ou qualquer artista conhecido em uma réplica quase exata do original.
Estima-se que são vendidos anualmente cerca de 5 milhões de cópias e que 70% são produzidos em Dafen.
Essa próspera indústria tem gerado inúmeras queixas de artistas e organizações que preservam os direitos dos autores, assim, o governo chinês proibiu as galerias de vender cópias de obras de artistas vivos e os artistas que morreram há menos de 70 anos.
Mas será que essas ordens são cumpridas?
Fontes Tecendo o mundo / Gustalva









