Dra. Elena Bodnar, cientista ucraniana radicada em Chicago/EUA, inventou o "Sutiã para emergências" , ou seja, pode ser transformado em uma máscara para se proteger contra ataques químicos ou biológicos letais.
A peça edificante pode ser usada originalmente, então, facilmente removida, separada em duas e convertidas em duas máscaras que filtra as substâncias nocivas no ar. Um para a usuária possuidora do dito cujo e outra para quem ela escolher salvar.
Segundo a inventora, não importa o tamanho do copo pois as máscaras são totalmente ajustáveis, proporcionando o mesmo nível de proteção para qualquer que seja o formato do rosto do usuário.
A Associated Press informou que a Dra. Bodnar, teve essa idéia depois do desastre nuclear de Chernobyl em 1986.
Ela explicou: "Se as pessoas tivessem à mão máscaras de gás disponíveis nas primeiras horas após o desastre ... eles podem ter evitado a respiração em iodo-131, que provoca a doença da radiação." Ela também afirma que o sutiã poderia ser útil em caso de ataques biológicos terroristas.
Como funciona, segundo dra. Elena Bodnar :
"Para usar o sutiã-máscara, a usuária desencaixa o sutiã debaixo da blusa, que divide em dois. Como cada copo tem ganchos em seu lado, a alça é enrolada ao redor da cabeça e preso ao copo, que vai por cima da boca."
Ela acrescentou que o sutiã-máscara poderia também ser utilizado durante os desastres, como incêndios, tempestades de poeira ou um surto de gripe suína.
Ela disse: 'Você tem que estar preparados o tempo todo, em qualquer lugar, a qualquer momento, e praticamente toda mulher usa um sutiã".
Como não podia deixar de ser, a invenção foi reconhecida e vencedora do Prêmio IgNobel em 2009.
Em seu discurso de aceitação do Ig, ela brincou: 'É preciso apenas 25 segundos para a mulher usar o dispositivo de proteção individual. Cinco segundos para remover, converter e aplicar a sua própria máscara, e 20 segundos para saber quem é o homem de sorte é que ela vai salvar ".
AP / Daily Mail




