sábado, 29 de janeiro de 2011

O cemitério que é um paraíso



Em Londres dizem que se você quer um lugar calmo para caminhar e refletir nada melhor que o velho cemitério de Abney Park. Aventurar-se por suas trilhas acidentadas entre estátuas mutiladas é como viajar no tempo para um lugar místico e surreal.





Ele faz parte do que é chamados Os 7 Magníficos Cemitérios (coisa de ingles) , um grupo de cemitérios que foram construídos durante o século XIX pela necessidade de espaço devido a velocidade de crescimento da população que até então estava a exigir que seus mortos fossem enterrados em cova rasa ou desocupando os moradores de túmulos mais antigos para sepultar o novo inquilino, gerando uma crise que acabou se tornando um problema de saúde pública.


Abney Park é um parque histórico desenhado por Lady Mary Abney e Dr. Isaac Watts, inaugurado em 1840 como um cemitério jardim, e que também teve um instituto educacional na periferia. O projeto é uma estranha mistura entre o estilo vitoriano, detalhes de góticos, renascentistas e pequenos vislumbres da arquitetura egípcia.




O cemitério, foi projetado para dar descanso eterno para os "dissidentes" (os protestantes que se opunham a Igreja Anglicana). Em meados da década de 70, do século passado, o cemitério foi fechado e desde então tem sido classificado como área de reserva florestal. 



 Nomes das vítimas das Blitze sobre Londres em 1940 



E no que aproveitou-se a natureza para reaver o que era seu de direito. Sem dúvida, o que contrasta com a rua barulhenta e movimentada que o cerca fazem desse espaço um lugar ideal para fugir por um tempo na cidade grande e é por isso que não é surpreendente ver, entre túmulos e estátuas devorados pela hera, as pessoas andando sem pressa, com o privilégio de estar "em outro mundo."