quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A roupa que é uma segunda pele!

Que tal uma camisa que se encaixa tão perfeitamente que parece como se tivesse sido pulverizada sobre o corpo?
Graças a uma mistura líquida feita de fibras de algodão em breve poderá ser pulverizada em nós como fossem t- shirts , vestidos , sungas e chapéus.




Fabrican - literalmente quer dizer: tecido em uma lata de aerosol - é a ideia do designer espanhol Dr. Manel Torres , que passou dez anos trabalhando em sua invenção.


No vídeo abaixo, ele mostra como funciona. Ele pulveriza uma camiseta branca em um manequim em poucos minutos.





A secagem  acontece logo que atinge a pele e  o vestuário pode ser retirado , lavado e re- usado.

O invento - de Dr. Torres  em parceria com Paul Luckham , professor de Tecnologia de Partículas do Imperial College de Londres - consiste de fibras de algodãopolímeros ( do plásticos para mantê-los juntos ) e solventes para mantê-lo na forma líquida.

A idéia é para quando você ficar entediado com a sua criação pois aí você poderia  dissolvê-la e usá-lo novamente para fazer algo novo ou reparar projetos antigos.

"Eu realmente queria fazer um material futurista , sem emenda , rápido e confortável ", disse ele, " para mostrar que a ciência e a tecnologia podem ajudar os estilistas , acabei por voltar aos princípios dos primeiros produtos têxteis , tais como feltro, que também foram produzidos , tomando fibras e encontrar uma forma de ligá-las sem ter de tecer ou costurar".



Dr. Torres está trabalhando em maneiras de criar mais formas pois nem todo mundo gosta de roupas agarradas a cada curva do corpo. Ele também está tentando minimizar o aroma distinto do solvente sobre as vestes.

E embora alguns sprays em projetos deverem estar na mostra da London Fashion Week , o tecido instantâneo pode acabar sendo usado para tudo, desde bandagens até estofamento de móveis .
Vejam agora vídeo com uma modelo (em ingles)

Post sugerido por Gilvan Quadros.

Fontes complementares kaleidoscope / msnbc  / wikio