Todos os anos a Revista Building Design premia o prédio mais feio construído no Reino Unido.
Segundo seus idealizadores, o objetivo do concurso - chamado “Copa Carbúnculo” – é mostrar o resultado da combinação:
planejamento ruim
+ arquitetura de mau gosto
= algo verdadeiramente terrível.
Olhando os projetos isoladamente até que alguns são bonitos, criativos e arrojados, mas a bronca dos tradicionais ingleses é que as “abominações arquitetônicas” não respeitam o contexto onde são inseridas, tanto pelo aspecto dissonante quanto pela localização inadequada.
O vencedor de 2007 foi o Opal Tribunal de Justiça de Leicester, um bloco de alojamento para estudantes e trabalhadores, localizado perto do centro da cidade, que recebeu a fulminante crítica: “o pequeno telhado borboleta no topo de cada núcleo é patético, as cores são sombrias, a linguagem, materiais, forma e design, são uma lição de como se produz lixo”.
O Radisson SAS Waterfront Hotel, St. Helier, na Ilha de Jersey, arrebatou o título de 2008 recebendo comentários dos leitores do Jersey Evening Post, tipo: “Obra de esgoto da era comunista do Leste Europeu”, “Central Nuclear de Chernobil” e “cruzamento de fortificação militar com silo de trigo “.
O campeão absoluto de 2009 foi o Pier Head Terminal Marítimo de Liverpool, que fez o Principe Charles exclamar: ‘Oh! não, eu não posso acreditar que isto está aí!”
Em 2010, os finalistas são:
O Edifício de apartamentos Bézier, Old Street, London considerados “ofensivamente feios".
Praça de Santa Ana, em Belfast, Irlanda do Norte - fortemente bombardeada pela Luftwaffe na II Guerra Mundial - é descrita como uma “neo-clássica confusão pastiche” que bloqueia a vista da catedral.
A estação de Metrô Hub Haymarket de Newcastle foi oficialmente aberta em 29 de março de 2010 pela princesa Anne e incluída no início de julho, para a lista da Copa Carbúnculo 2010. Argumento dos arquitetos: “Edifícios emblemáticos como a Torre Eiffel foram considerados monstrengos quando construídos e tornaram-se ícones de nossa época”.
Outro concorrente o The Cube em Birmingham com 23 andares, recebeu uma série de críticas pela sua fachada, batizada pelos críticos de” leviatã pixellated”.
O Centro de Burns Monument, Kilmarnock, na Escócia é um memorial ao poeta escocês Robert Burns (1759-1796) e concorreu como um trabalho de “conceito errado, linguagem errada, materiais errados, detalhamentos errados e muitas e muitas camadas de errado”.
O original Burns Monumento Centro foi construído em 1879 e teve sua estrutura encantadora danificada por um incêndio em 2004. Na reconstrução, foi decidido expandi-lo modernamente o que inflamou os críticos que gostariam de vê-lo como era originalmente.
Mas o grande Vencedor de 2010 , eleito em agosto, foi o Edifício Strata em Elephant no centro de Londres apelidado pelo grupo georgiano que o construiu de “barbeador elétrico”.
Com 480 metros de altura é o edifício mais alto da Grã-Bretanha. As três grandes turbinas eólicas em destaque, fornece 8 por cento da energia necessária para suprir “a pior desgraça já construída em Londres” conforme classificou Ellis Woodman, editor-adjunto do projeto Carbúnculo, um homem que não mede as palavras.
Fonte principal amazon interart com algumas imagens do google