A camuflagem urbana é a ideia de Yvonne Bayer e Keric Sabina , estudantes da Hochschule für Gestaltung Karlsruhe (Universidade de Arte, Artesanato e Design), na Suécia.
Elas admitem sua intenção quando declaram numa entrevista a revista alemã Spreeblick ,
"Em uma área pública pode-se fazer coisas experimentais, intencionais e não intencionais , enquanto que os espaços comerciais são estéreis e continuam a ser um mundo só deles ".
Seus projetos foram realizados sem a permissão das lojas de supermercados, por isso , não surpreende que sempre que descobríam elas eram encaminhados, de imediato, à saída.
Embora isso possa ter sido o esperado, eles eram surpreendidos com as reações dos clientes. Alguns eram curiosos , outros confusos ou assustados, enquantos outros nem percebiam o que acontecia 'a sua volta.
Supermercados , os templos modernos de consumo, são espaços onde as pessoas não esperam a ser confrontados com surpresas. Então, quando você está próximo a um estado letárgico induzido pelo mundo da publicidade para sentir-se bem, arrodeados de produtos coloridos e ouvndor música de elevador.
Vejam abaixo úm dos vídeos gravados sobre a ação.
Fontes fadeddesign / .kulturologia